• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas de Diagnóstico de Equipamentos de Geração

Apresentação

O Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas de Diagnóstico de Equipamentos de Geração (LabDEq-G), inaugurado em 2005,  é utilizado na implementação do SOMA (Sistema Orientado ao Monitoramento de Ativos de Engenharia), que tem como objetivo monitorar e diagnosticar falhas em equipamentos rotativos, visando atender à área de geração das empresas Eletrobras.

 

O SOMA monitora sinais de natureza mecânica e elétrica em máquinas rotativas de geração elétrica e permite ao usuário, através de interface gráfica apropriada, a análise dos dados, assim como o diagnóstico da condição operacional, a partir de técnicas de inteligência computacional.

 

Localizado na Unidade Fundão, o LabDEq-G é constituído por duas áreas, sendo uma experimental, cujos resultados fornecem bases para o desenvolvimento de software, e outra, dedicada, especificamente, ao  desenvolvimento de programas.

 

O laboratório desenvolve atividades relacionadas ao comportamento dinâmico de máquinas rotativas; processamento de sinais; modelagem matemática; software corporativo e modelos para avaliação da condição de equipamentos da geração.

 

Veja, abaixo, mais informações sobre o SOMA e demais programas computacionais desenvolvidos  com recursos do LabDEq-G

 

Infraestrutura

 

O LabDEq-G tem uma área aproximada de 6m x 9m, com instrumentação (hardware) e software específicos, computadores e bancadas de simulação experimental; servidores; bancos de dados; base de conhecimento.

Contato

Entre em contato com a área responsável através do e-mail:


 soma@cepel.br

Programas Computacionais