• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Laboratório de Células a Combustível

Apresentação

Implantado em 2004, o Laboratório de Células a Combustível (LabCelComb) realiza atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em três áreas: Sistemas de Geração de Energia à Base de Células a Combustível; Desenvolvimento e Caracterização de Materiais e Componentes de Células a Combustível; Produção e Condicionamento de Hidrogênio.

 

 

Na primeira área, os objetivos estão relacionados à análise energética, avaliação tecnológica e econômica, caracterização eletrotérmica e otimização de sistemas de Geração Distribuída (GD), formados por células a combustível ou sistemas híbridos, operando de forma isolada (stand alone), ou conectado à rede elétrica (grid connected).

 

As atividades referentes à segunda área estão relacionadas ao aperfeiçoamento das propriedades materiais relevantes de diversos componentes de sistemas de células a combustível, tais como eletrólitos, anodos, catodos, placas bipolares e interconectores, com o intuito de incrementar o desempenho e a vida útil desses geradores de energia elétrica. Além disso, são feitos estudos de caracterização e análise de falhas desses materiais e componentes.

 

Já os estudos de produção e condicionamento de hidrogênio, realizados na terceira área, visam determinar os melhores processos de geração de hidrogênio energético a partir de diversos combustíveis primários (gás natural, etanol, biogás, etc.) ou recursos energéticos sob condições e cenários específicos. Inclui, ainda, a avaliação técnico-econômica desses processos ou empreendimentos.

 

Localizado na Unidade Fundão, e com dimensões físicas de 5 x 3 x 15 m,  o laboratório é capaz de efetuar a caracterização eletrotérmica e eletroquímica de células a combustível, seus materiais e componentes.

 

Suas diversas atividades conjugam desenvolvimentos teóricos e experimentais, incluindo a implementação e operação do primeiro sistema à base de células a combustível - capaz de operar com hidrogênio produzido pela reforma de gás natural -  desenvolvido no Brasil (construído pela empresa Electrocell).

 

O LabCelComb apoia os projetos implementados pelas linhas de pesquisa “Células a Combustível”; “Eficiência Energética”; “Energia Eólica”; “Energia Solar Fotovoltaica”; “Fontes de Geração Alternativas para Comunidades Isoladas”; “Nanotecnologias”. Dentre seus principais clientes estão: Eletrobras Chesf, Eletrobras Furnas e universidades. 


Infraestrutura

- Sistemas de células a combustível do tipo PEM de 3, 5 e 6 kW
- Reformador de gás natural
- Bancada de testes de células a combustível
- Deionizador de água
- Cromatógrafo a gás
- Simuladores de carga
- Osciloscópios e instrumentação
- Central de gases analíticos
- Computadores
- Fornos para caracterização eletrotérmica.
 

Contato

Entre em contato com a área responsável através do e-mail:


 fuelcell@cepel.br