• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Laboratório de Alta Potência

Apresentação

O laboratório de Alta Potência (AP2), inaugurado pelo Cepel em 1983, oferece as mais elevadas potências de curto-circuito na América do Sul para a realização de ensaios de pesquisa e desenvolvimento em equipamentos de alta tensão, como disjuntores, cadeias de isoladores, cubículos, reatores, etc.

 

Os ensaios são documentados por meio de filmagens em vídeo com câmera de alta velocidade. Entre os clientes do AP2, localizado na Unidade  Adrianópolis, destacam-se instituições de pesquisa e empresas de energia elétrica sediadas no Brasil e em outros países sulamericanos, como Argentina, Uruguai e Venezuela.

 

Dentre os projetos de pesquisa de que o laboratório participa atualmente destaca-se o de Modelagem de Arco Elétrico para Estudos de Religamento Monofásico (Modelarco), desenvolvido em conjunto com Eletrobras Furnas e Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ).

 

Os resultados dos ensaios desse projeto são essenciais para revelar detalhes das características do fenômeno físico do arco elétrico de potência, resultante de sobretensões em linhas de transmissão originadas por descargas atmosféricas ou por operações de chaveamento nos circuitos do sistema elétrico.

 

Para conhecer os Ensaios realizados pelo AP2, clique na aba “Ensaios”.

 

Infraestrutura

 

• Potência utilizável de 750 MVA trifásica; tensões máximas de 100 kV monofásica e 60 kV trifásica (60 Hz)

• Três células para montagem dos equipamentos sob ensaio e uma área livre (pátio) de 22 m x 32 m

• Sistema de medição composto de transmissores e receptores de sinais para fibras óticas e um digitalizador de sinais. O acesso à área de ensaios é feito através de um portão de 8 m de largura e altura livre ou por um portão de 3,5 m de largura e 4,5 m de altura. O acesso a uma sala de montagem individual com 58 m2 é feito através de um portão de entrada de 3,5 m de largura e 4,5 m de altura.

 

Normas e/ou procedimentos

 

IEC

ANSI

NBR

Procedimentos dos clientes

 

Contato

Entre em contato com a área responsável através do e-mail:


 ap2@cepel.br