• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Laboratório Avançado de Supervisão e Controle

Apresentação

O Laboratório Avançado de Supervisão e Controle (Lasc), localizado na Unidade Fundão, oferece infraestrutura para as ações do centro associadas à pesquisa, desenvolvimento, testes e demonstração de tecnologias para a supervisão e controle de sistemas elétricos de potência em tempo real.

 

Inaugurado em 1995 e mantido no estado da arte através de contínuas modernizações, o Lasc reproduz ambiente similar ao existente nos modernos centros de operação do sistema de empresas de energia elétrica.

 

No laboratório, métodos, algoritmos e software são desenvolvidos, testados e validados num ambiente que promove e incentiva o compartilhamento e a troca de conhecimentos entre diferentes pesquisadores.

 

Organizado em torno de um moderno sistema de visualização baseado em cubos de retroprojeção com tecnologia DLP e fonte de luz a LED, o Lasc oferece estações de trabalho para desenvolvimento de software interligadas a um poderoso cluster de servidores heterogêneos, através de uma rede de alta capacidade.

 

O laboratório é a plataforma básica para desenvolvimento, testes e demonstração do SAGE (Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia), sistema computacional voltado à operação em tempo real de sistemas elétricos e utilizado para a supervisão e controle da maioria da rede que compõe o Sistema Interligado Nacional (SIN).

 

O SAGE agrega todas as funcionalidades típicas de um sistema de gerenciamento de energia de grande porte (análise de redes; simuladores; gerenciamento de dados históricos; controle automático de geração etc). É atualizado e recebe novas funcionalidades de forma permanente, gerando intensa utilização do Lasc.

 

Veja, abaixo,  mais informações sobre o SAGE e demais programas computacionais desenvolvidos com recursos do Lasc.

 

Infraestrutura 

 

O Lasc dispõe de equipamentos para desenvolvimento de software de última geração (estações de trabalho e servidores, PC's, painel de retroprojeção com tecnologia DLP a LED etc.).

 

Para atender a uma das linhas-mestras do SAGE, que é não depender de um determinado fabricante, o Lasc conta com uma plataforma poderosa, organizada em torno de cluster heterogêneo, com dezenas de servidores dos maiores fornecedores, interligados por uma rede dedicada de alta velocidade:

 

• Intel/Linux

 

• Sun/Solaris

 

• HP/HPUX

 

• HP/Linux etc.

Contato

Entre em contato com a área responsável através do e-mail:


 sage@cepel.br

Programas Computacionais