• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio de Salvo Brito

Apresentação

Criado em 1994, o Centro de Referência para as Energias Solar e Eólica Sérgio de Salvo Brito (Cresesb) visa promover o desenvolvimento das energias renováveis alternativas, em particular a solar e a eólica. Para tanto, dedica-se à difusão de conhecimentos, ampliação do diálogo entre instituições governamentais, empresas, universidades, centros de pesquisa, ONGs etc., e ao fomento de estudos e projetos.

 

O Centro recebeu este nome em homenagem ao engenheiro Sérgio de Salvo Brito, que, falecido precocemente, abraçou a causa das energias renováveis, tornando-se um dos brasileiros mais conhecidos e respeitados internacionalmente neste campo.

 

O Cresesb apoia programas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério de Minas e Energia (MME), como o Luz para Todos. Além disso, elabora e ministra cursos de capacitação; participa de reuniões e grupos de trabalho; realiza estudos de viabilidade de projetos; promove ou apoia eventos relacionados às energias solar e eólica; e edita publicações técnicas (livros, informativos e relatórios).

 

Também realiza visitas técnicas à Casa Solar Eficiente, um centro de demonstração que serve como agente multiplicador de tecnologias para utilização das energias solar (térmica e fotovoltaica) e eólica, de técnicas de combate ao desperdício energético, bem como de pesquisa do funcionamento integrado destas tecnologias.

 

Além disso, mantém uma biblioteca especializada em energias solar e eólica, e uma página na internet, que disponibiliza informações específicas sobre essas temáticas, e possibilita realizar uma visita virtual à Casa Solar Eficiente.

 

O Centro dá suporte às atividades vinculadas às linhas de pesquisa “Energia Solar Térmica”, “Energia Solar Fotovoltaica” e “Energia Eólica”. Dentre seus principais usuários estão: pesquisadores; engenheiros; técnicos; professores e estudantes universitários e de ensino médio; população em geral; instituições e empresas nacionais e estrangeiras.

 

Tanto o Cresesb quanto a Casa Solar Eficiente localizam-se na Unidade Fundão.

 

Clique aqui para acessar a página do Cresesb.

 

Contato

Entre em contato com a área responsável através do e-mail:


 cresesb@cepel.br