• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
CATE

Apresentação

Implantado em 1996, o Centro de Aplicação de Tecnologias Eficientes (Cate) é uma unidade de demonstração de tecnologias e equipamentos para uso eficiente da energia elétrica, que também atua como laboratório.

 

Localizado na Unidade Fundão, o Cate presta serviços de diagnóstico energético, realiza treinamentos de recursos humanos e elabora documentos técnicos e publicações.

 

O centro acumulou um grande acervo de soluções técnicas graças à experiência adquirida em diagnósticos energéticos realizados em diversas plantas industriais e atividades produtivas, envolvendo desde tecidos e bebidas até automóveis e combustíveis nucleares. Outros ramos de atividades também têm sido estudados, como empresas de saneamento ambiental, edifícios comerciais, sedes administrativas de serviços públicos e escolas, entre outros.

 

Para demonstrar tecnologias disponíveis comercialmente voltadas à redução do consumo de energia, o Cate utiliza duas áreas: a Casa Solar Eficiente, operada em conjunto com o Centro de Referência para as Energias Solar e Eólica Sérgio de Salvo Brito (Cresesb), e um espaço de exposição permanente, onde são exibidos aparelhos com o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), conhecido como Selo Procel. As duas áreas também se situam na Unidade Fundão.

 

O Cate também apoia o desenvolvimento de programa computacionais. Dentre eles, o Aplicativo para Rendimento Ótimo de Motores Elétricos (BDMotor), cujo objetivo é subsidiar o usuário na aquisição, substituição e reparo de motores elétricos, por meio da análise econômica e do cálculo da carga do motor.

 

Na área de treinamento, o centro está capacitado para realizar cursos com grande ênfase prática e abordagens únicas em cada especialidade, proporcionadas tanto pelo suporte laboratorial do Cepel, quanto pela experiência de seus consultores. 

 

Entre seus clientes estão: Eletrobras; empresas do setor elétrico; instituições públicas; universidades; indústrias; profissionais de Engenharia e Arquitetura; empresas de construção civil e de manutenção industrial e predial.

 

Para mais informações sobre o BDMotor, clique na aba “Programas Computacionais”.

 

Infraestrutura

 

• Casa Solar Eficiente: controles e sistemas alternativos para redução de consumo de energia (sensores de presença, medidores de energia, sistemas de telecomando, sistemas de monitoração, luminárias eficientes e chuveiros economizadores, entre outros)

 

• Exposição permanente: equipamentos com selo Procel; uma sala inteiramente dedicada a sistemas de iluminação eficiente, com painéis equipados com medidores, lâmpadas e luminárias; sistemas de bombeamento de fluidos para indústrias; software e manuais; demonstrações de técnicas de redução de ganhos térmicos por janelas e coberturas; projeto otimizado de motores; simuladores de diagnósticos energéticos

 

• Diagnósticos e treinamentos: Programas computacionais para avaliação e simulação de consumo de energia elétrica; salas de treinamento e equipamento multimídia de última geração para treinamento local e a distância

 

• Acervo de instrumentos para diagnósticos energéticos: medidores e registradores de grandezas elétricas e de qualidade da energia; registradores de dados climáticos; luxímetros; anemômetros; analisador de emissão de gases de combustão; sondas termométricas; vídeo termógrafo; medidores de vazão ultrassônicos; detectores de fugas de ar comprimido; geofones; sistemas de aquisição e processamento de dados. 


 

CONTATO

Entre em contato com a área responsável através do e-mail:


 cate@cepel.br