• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Ações e Programas

Programas

Estes são os programas apoiados pelo Cepel:

 

Procel - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica

 

O Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica - PROCEL - foi criado pelo governo em dezembro de 1985. Seu objetivo é reduzir o consumo de energia elétrica, distinguindo produtos que apresentam eficiência energética através do Selo PROCEL de Economia de Energia e do Programa Brasileiro de Etiquetagem.

 

O Selo PROCEL de Economia de Energia é uma premiação anual concedida pelo programa aos equipamentos de fabricação nacional que apresentam os melhores índices de eficiência energética em suas categorias. O Cepel participa diretamente desta premiação, atuando na elaboração e atualização de procedimentos técnicos, no estabelecimento de tolerâncias de ensaios, no subsídio técnico para o critério de premiação e na realização de ensaios para determinação de vencedores.

 

O Programa Brasileiro de Etiquetagem é coordenado pelo INMETRO e pelo PROCEL. Equipamentos de iluminação, nacionais ou estrangeiros, que apresentam características de eficiência e qualidade recebem o Selo PROCEL INMTERO. O Cepel atua na assinatura de protocolo e acordo com fabricantes, na criação do Grupo de Trabalho, na elaboração e atualização de normas técnicas, no aperfeiçoamento e credenciamento de laboratórios, na elaboração de regulamentos, nos ensaios de acompanhamento da produção e no estabelecimento dos índices mínimos de eficiência energética. Os laboratórios de refrigeração, de motores elétricos e de iluminação do Cepel realizam ensaios para o programa de etiquetagem.

 

Visite o site do PROCEL

 

Programa de pesquisa voltado para o planejamento da expansão energética e operação de sistemas hidrotérmicos

 

Programa de pesquisa voltado para o planejamento da expansão energética e operação de sistemas hidrotérmicos, para o impacto ambiental dos empreendimentos elétricos e para o valor da água e dos custos para programação da geração.

 

Realiza inventário do potencial hidroelétrico no país para as diversas bacias e tratamento de informações geo-referenciadas. Desenvolve programas computacionais para análise do despacho hidrotérmico, previsão de vazões e carga, controle de cheias e simulação de usinas nos sistemas hidrotérmicos. O encadeamento e a integração destas ferramentas atuam na solução de problemas específicos do setor elétrico, principalmente, do mercado atacadista de energia, do planejamento indicativo e da operação do sistema nacional.

  •                   

     

Ações

 

Conheça as ações do Cepel nas áreas de:

 

Distribuição e Eficiência em Energia

 

Modernização de empresas de distribuição

 

Pesquisa voltada para modernização, redução de perdas e melhoria da distribuição de energia elétrica. Atua na automação de redes de distribuição e na análise de perdas em transformadores. Desenvolve sistemas e equipamentos de medição e faturamento de energia elétrica e o sistema de monitoração não-invasiva de consumo residencial. O Cepel patenteou dois produtos nesta área: medidor eletrônico de Ampère-hora e medição centralizada.

 

Uso eficiente de energia

 

Estuda o uso mais eficiente de energia elétrica pelo consumidor quer residencial, industrial, comercial ou governamental. Oferece apoio tecnológico ao PROCEL - "Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica" e ao INMETRO no desenvolvimento de equipamentos eficientes e na determinação dos índices técnicos para aos selos de eficiência energética em refrigeradores, congeladores, condicionadores de ar, motores de indução, lâmpadas fluorescentes compactas e reatores. Vem desenvolvendo pesquisas para motores mais eficientes, acionamentos eletrônicos, conservação de energia e tecnologia de bombas de calor para aquecimento de água. Esta linha de pesquisa também conta com o CATE - Centro de Aplicação de Tecnologias Eficientes - para demonstração de tecnologias voltadas para a eficiência no uso da energia elétrica.

 

Cooperação Tecnológica

 

O Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio de Salvo Brito - CRESESB - promove a geração e distribuição de energia em comunidades isoladas e de baixa densidade populacional, financiando micros e pequenos empreendedores para aquisição de sistemas fotovoltaicos. Armazena também informações sobre projetos envolvidos com energia solar e eólica no Brasil, como aquecimento solar, eletrificação fotovoltaica residencial e comunitária, sistemas eólicos e híbridos, entre outros.

 

Possui também um banco de dados do potencial eólico do Nordeste e compilou para acesso on-line o programa Sundata, que calcula a radiação solar em todo o território nacional. Seu banco de dados baseia-se no CENSOLAR (1993) contendo valores de radiação média, diária e mensal no plano horizontal para cerca de 350 pontos no Brasil e em países limítrofes.

 

O CRESESB é o lugar onde você pode obter informações sobre energias solar e eólica no Brasil. Sua missão é ajudar no desenvolvimento e uso dessas formas de energia no país. Para atingir estes objetivos, tem publicado livros, informes, periódicos, CD-ROMs, promovendo cursos e apoiando pesquisas e eventos, além de manter uma biblioteca especializada e uma home-page com links para diversas outras instituições.

 

A coordenação do CRESESB está a cargo do Cepel onde mantém a Casa Solar Eficiente que recebe centenas de visitantes por ano.

 

Visite o site do CRESESB.

 

Casa solar eficiente

 

A Casa Solar é parte do Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio de Salvo Brito - CRESESB e do Centro de Aplicação de Tecnologias Eficientes - CATE. Seu objetivo é divulgar as aplicações da energia solar e as tecnologias de uso eficiente de energia elétrica.

 

Mantém um programa de visitas que atende estudantes, profissionais e público em geral. Na Casa Solar também são realizados cursos voltados para profissionais da área de fontes renováveis de energia e palestras técnicas e educativas.

 

A Casa Solar Eficiente é um agente multiplicador para tecnologias de utilização de energia solar térmica e fotovoltaica, bem como técnicas de combate ao desperdício energético. A Casa é também um objeto de pesquisa do funcionamento integrado destas tecnologias.