As medições, realizadas através das soluções Cepel IMA-DP e IMA-CTD, contribuem para assegurar as condições operativas das máquinas e evitar paradas não programadas
Entre 07 e 10 de março, o Cepel e a CGT Eletrosul avaliaram as condições do isolamento elétrico das duas unidades geradoras da Usina Hidrelétrica (UHE) São Domingos, de propriedade da empresa. Localizada entre os munícipios de Água Clara e Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul, a UHE tem potência total instalada de 48 MW, energia suficiente para atender a cerca de 270 mil consumidores. As avaliações visam assegurar as condições de operação das máquinas e evitar paradas não programadas, tendo sido executadas através dos sistemas IMA-DP e IMA-CTD, soluções Cepel voltadas à gestão de ativos.
O pesquisador Hélio Amorim, gerente do Projeto IMA e responsável pelo trabalho em campo na UHE São Domingos, explica por que este tipo de manutenção preditiva em geradores é fundamental. “Em geral, as falhas nos equipamentos estão associadas ao aumento do nível de descargas parciais (DPs) em sua isolação elétrica, indicando fragilidade na suportabilidade dielétrica, o que pode evoluir e gerar sérios danos aos equipamentos, comprometendo sua confiabilidade”.
De acordo com Hélio, o estado do isolamento elétrico da Unidade Geradora (UG) 01 foi avaliado através de medições de Descargas Parciais (DP) em tempo real (DP online), com a máquina em operação durante todo o período de análise. O método é, segundo o pesquisador, o único capaz de testar uma UG em pleno funcionamento, pois todos os outros métodos avaliativos requerem que a máquina esteja desligada, ou seja, fora de operação.
Já na UG 02, que estava em manutenção, realizaram-se avaliações de DP e de Capacitância e Tangente Delta (CTD), através de fontes de alta tensão externas e alguns acessórios, como filtros de alta tensão. A atividade é uma das etapas para que a UG retorne à operação de forma segura. “Podemos comparar a máquina ao nosso automóvel particular. Após um grande reparo, o melhor a fazer, antes de viajar, por exemplo, é dar pequenas voltas para garantir que tudo está funcionando bem”.
Esta foi a terceira vez que o Cepel visitou a UHE São Domingos para avaliar o isolamento elétrico de suas UGs. As duas primeiras medições ocorreram, respectivamente, em 2016 e 2018. “Com estas avaliações periódicas, ambas as unidades geradoras já possuem um pequeno histórico do seu estado de isolamento elétrico. A continuidade desse acompanhamento vai assegurar à CGT Eletrosul uma tomada de decisão cada vez mais assertiva quanto às condições de operação das máquinas”.
Participaram das atividades em campo, além de Hélio Amorim, o pesquisador do Cepel Thiago Baptista. Pela CGT Eletrosul, participaram Rafael Ferreira, Breno Meyer, Rodrigo Machado e Oscar Ferreira.