Furnas e Cepel iniciam projeto pioneiro no Brasil para aumentar confiabilidade e reduzir custos de linhas de transmissão

Furnas e Cepel assinaram contrato, no último dia 09 de março, para dar início a um projeto P&D Aneel que visa avaliar a utilização de torres metálicas de transmissão tubulares ou treliçadas com mísulas isolantes (ou isoladas) em linhas de transmissão de energia elétrica. O projeto é motivado pelo crescente uso desta tecnologia no exterior, com resultados positivos no aumento da confiabilidade da linha e na redução de custos de implantação.

Exemplo de aplicação de mísula isolante em circuito vertical. Créditos: Enriching Technical Knowledge of T&D Professionals

A mísula, em geral, é um elemento metálico da torre, sustentando uma cadeia de isoladores. No entanto, quando a mísula é o próprio isolante, faz-se desnecessário o uso das cadeias de isoladores, possibilitando torres mais compactas, e, consequentemente, diminuindo os custos com material e amenizando o impacto visual das estruturas.

“Nossa expectativa com o projeto de P&D sobre as mísulas isoladas a ser realizado em conjunto com essa grandiosa instituição que é o Cepel é muito grande. O projeto tem o potencial de reduzir expressivamente os custos totais de implantação de novas linhas de transmissão, o que irá aumentar a competitividade de Furnas para aquisição de novas linhas em leilões da Aneel, entre outros ganhos. Isso também se refletirá na modicidade das tarifas de energia, pois permitirá que o sistema de transmissão possua custos inferiores no futuro”, ressalta Roberto Paulo da Silva Pinto Junior, do Departamento de Projetos de Linhas de Transmissão e Estudos de Sistemas de Furnas.

“O impacto econômico, de fato, é um dos pontos a serem avaliados no projeto. Alguns artigos citam reduções de 22% na altura das torres, o que influencia diretamente no custo da linha. Outra possibilidade de utilização da mísula isolante é na recapacitação de linhas, onde se pode utilizar a mesma torre para um nível de tensão superior, aproveitando, assim, a faixa de passagem existente com um aumento considerável da potência transmitida, sem a necessidade de novos leilões de linhas”, explica o pesquisador Carlos Kleber.

Com duração de três anos, o projeto P&D prevê a construção de um protótipo de torre que será ensaiado na Unidade Adrianópolis do Cepel. “É um projeto bem complexo, pois envolve estudos teóricos, desenvolvimento do protótipo com participação de fornecedores e ensaios de laboratório para avaliação do desenvolvimento. Estamos motivados em participar desta pesquisa pois o Cepel tem sido parceiro das empresas Eletrobras em diversos projetos inovadores no setor elétrico brasileiro, confirmando a excelência conquistada ao longo do tempo e fortalecendo as boas relações entre as empresas envolvidas”, finaliza o pesquisador Ricardo Wesley.

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo